Fujifilm X-T5

Risos. Eu sou meio infenso a essas inovações de tecnologia nos corpos das câmeras. Fotografei dez anos com as minhas guerreiras CANON 5 D MARK 3 e só comprei câmeras novas porque senti a necessidade de começar a trabalhar com vídeo. Como as XT3 ainda me atendem e devem me atender por uns bons anos ainda, minhas preocupações com uma filmadora XT5 são poucas, porque certamente não devo comprar.

Eu gosto de fotografar pássaros, e não estou muito inclinado a comprar a nova 150-600mm. Mas o ganho de Mp pode ser a solução.

Eu pensei que estava no tópico das outras câmeras gêmeas lá rsrs
Que vai sair uma com 26MP e outra com 40MP?

Tenho canon de 24MP e 32MP, e até a lente ef-s 18-55 do kit consegue resolver mais detalhes com mais megapixel.
Pode não ser tão significativo quanto colocar uma lente melhor, mas sempre tem ganho…

Sobre ruído, vimos que R6 e R5, tem exatamente o mesmo ruído ao redimensionar o arquivo da R5 para 20mp.

Eu não me preocuparia com isso na fuji, a menos que um sensor seja bsi e o outro não.

essa sua 18-55 deve ser uma lente muito interessante. Parabéns pela aquisição !

As novas primes f/1.4 com certeza entregam - na verdade, nas próprias entrevistas a Fujifilm disse que foram projetadas para mais megapixels.

Mais MP serve para algumas coisas:

  • Paisagens;
  • Para quem precisa cropar constantemente;
  • Se interpolar para 20mp no computador, ainda fica uma boa resolução e o ruído diminui bastante;
  • Para as equipes de marketing clamarem superioridade. :slight_smile:

A tecnologia dos sensores andou evoluindo um pouco nessa geração, o sensor de 32mp APS-C da Canon tem apresentado bom nível de ruído.

Pra mim, particularmente, 26mp tá mais do que bom. Porém, pelo preço do sensor, provavelmente esse de 40mp é o que será usado no restante da linha…

rsrsrsrs…

Segundo os rumores mais recentes, a X-T5 poderá ser lançada ainda em 2022:

[color=blue]BREAKING: Fujifilm X-T5 to be Announced in... and it Will Surprise 84% of You! - New Source - Fuji Rumors

Oba pra mim. Isso significa que a Fuji vai errar de novo, lançando uma X-H* e uma X-T* logo em seguida, fazendo com que a X-H* encalhe e seja vendida com um descontão. Já no aguardo.

Não ter opção de grip externo para a X-T5 provavelmente foi um movimento para tentar diminuir isso…

Parece que vão aumentar a “distância” entre as duas - as “profissionais” são as X-H, a “entusiasta avançado” é a X-T5.

As midrange devem ser a X-T40 (dials tradicionais) e a X-S20 (PASM), e a low end deve ser a X-E5. Acho que as X-A e a X-Txxx morrem de vez.

Pode ser. Ainda acho fácil ter uma bateria externa no bolso, ligada à câmera por cabo. Mas precisamos ver se o resfriador de sensor vai estar disponível pra X-T5.

Se tiver algum modo de diminuir o tamanho dos arquivos sem perder qualidade, aí a coisa pode mudar um pouco.

Por que eles não tem uma 18 35 1.8 ?

Normalmente a Fuji escuta seus usuários. Crreio que, se alguém se interessou em ter uma lente dessas, não foi muita gente. Vamos ver.

Pois é Felipe, um desfoque de uma 24 70 equivalente na minha percepção não seria uma má ideia. Até porque ter mais opções de lente pau pra toda obra tornam a marca mais competitiva e da mais liberdade para os fotógrafos. Mas, como você disse, nao existe essa percepção.

A Fujifilm divulgou a lista de objetivas que poderão aproveitar todo o potencial do sensor de 40MP. São elas:

[b]XF16mmF2.8 R WR[/b]
XF18mmF1.4 R LM WR
XF23mmF1.4 R LM WR
[b]XF23mmF2 R WR[/b]
XF27mmF2.8 R WR
XF33mmF1.4 R LM WR
[b]XF35mmF2 R WR[/b]
XF50mmF1.0 R WR
[b]XF50mmF2 R WR[/b]
XF56mmF1.2 R WR
XF80mmF2.8 R LM OIS MACRO
XF90mmF2 R LM WR
XF200mmF2 R LM OIS WR
XF8-16mmF2.8 R LM WR
XF16-55mmF2.8 R LM WR
XF18-120mmF4 LM PZ WR
XF50-140mmF2.8 R LM OIS WR
XF70-300mmF4-5.6 R LM OIS WR
XF100-400mmF4.5-5.6 R LM OIS WR
XF150-600mmF5.6-8 R LM OIS WR

Interessante notar que todas as “Fujicrons” (f/2) estão na lista. Excelente notícia, uma vez que estas objetivas são bastante compactas e rápidas de foco e são excelentes para usar com os corpos mais compactos da marca (Pensando aqui em uma X-Pro 4, de 40MP).

Todas as “zoom” "[i]

Red Badge

[/i]" aparecem na lista. Nenhuma surpresa ai…

A XF70-300mmF4-5.6 R LM OIS WR também aparece na lista… Não é uma "[i]

Red Badge

[/i]" mas seu projeto é novo!

Fonte: List of Fujinon XF Lenses that Get Maximum Benefit from Fujifilm X-H2 (and X-T5) with 40 Megapixel Resolution - Fuji Rumors

Muito obrigado, Fabio !

Sou fã das Fujicrons (tenho a 35mm e a 50mm), bom ver elas nessa lista. Queria mais lentes compactas, mas a maioria das Fuji novas aumentou de tamanho (a linha nova f/1.4 e a 56mm f/1.2 nova, por exemplo).

E curioso que a lente kit da XH2 é a 16-80 f/4 e ela não está nessa lista…

De acordo com o sítio eletrônico “Fujirumors” a X-T5 deverá ser lançada em novembro deste ano.

Fonte: Fujifilm X-T5 Announcement in... (97% of You will be Surprised) - Fuji Rumors

E hoje disseram que além de ser anunciada, vai estar disponível em novembro.

Para a alegria da maioria daqui (imagino), FujiRumors confirmou que o LCD da X-T5 vai ser tilt, como o da X-T3.

Eu prefiro mesmo. O LCD no estilo da X-T4 dá trabalho pra fotografar na altura da cintura. Da X-H1 (similar ao da X-T3) é mais prático pra esta posição. Como nunca faço selfie, a vantagem do mecanismo da X-T4 não me ajuda.