Fujifilm X-T5

Para a minha alegria, com certeza!!! :clap: :clap: :clap: Entendo que será um dos diferenciais da linha X-Tx para a linha X-Hx, de agora em diante. O outro será o layout dos comandos, mais tradicionais nas X-Tx e “PSAM/PASM” nas X-Hx

Também prefiro o sistema da X-T3, muito mais prático na hora em que preciso fotografar com a câmera próxima ao solo ou na altura da cintura, inclusive na posição vertical. O LCD permanece na mesma “linha de visada” da objetiva. Outra situação em que prefiro usar o LCD para fazer o enquadramento é quando a câmera está afixada a um tripé.

Como não faço selfies (e tampouco vídeo), o sistema que será adotado na X-T5 atende melhor meus requisitos para uma câmera fotográfica.

Reparem que na atual linha GFX, a Fuji optou por manter o sistema de articulação do LCD similar ao usado nas X-H1, X-T2 e X-T3. A exceção foi a GFX-50R, que usava um sistema “tilt” mais simples, similar ao usado nas X-Txx e X-E4.

[size=12pt]Fonte: BREAKING: Fujifilm X-T5 LCD Screen Design Revealed NOW on FujiRumors! - Fuji Rumors

OBS: A Nikon utiliza uma sistema de articulação do LCD similar ao da Fuji na Z 9 (que, espero, não demore a ser adotado em outros modelos da marca)[/size] :snack:

Faço vídeo também, e mesmo assim prefiro LCD tilt, ocupa menos “espaço” quando precisa usar em um ângulo diferente. E sim, pra foto, é infinitamente melhor.

Pra quem faz selfie / vlog (não faço ambos), o LCD full tilt é melhor mesmo. Eventualmente até para mim é útil - no aniversário da minha filha coloquei a câmera em um tripé, fui para a cena e podia ver como estava o enquadramento. Mas como é um caso BEM eventual, até o app da Fujifilm resolveria esse caso (ou usar um monitor externo barato, ou um celular com adaptador da Accsoon).

Tenho uma câmera com flip e outra com tilt.

O chato do flip é ter que virar ele sentido vertical toda vez que abre a tela, senão fica no modo “vlog”.
A menos que a pessoa não use o LCD, ele fique fechado, ai na hora de abrir cai na posição “certa”.

O ruim do tilt, são as fotos próximas ao chão na vertical porque ele não inclina nesse eixo na minha câmera.

Não sei se a Fuji já tem o tilt igual o da Z9.

Simlar ao da Z9, o da Fuji é tanto pra cima quanto pro lado. Funciona pra cima e pro lado ao mesmo tempo também.

Essa posição que faz falta, até no tripé.

Assim é perfeito para mim.
Não gosto de tela flip.

O “sítio” Fujirumors divulgou o preço de lançamento da X-T5. US$ 1.699,00

Fonte: BREAKING: Fujifilm X-T5 Price Leaked - Fuji Rumors

E anúncio vai ser dia 2 de novembro, também segundo o Fuji Rumors.

Imagino uma X-T4 com poucas modificações - LCD tilt, joystick novo, e não muito mais. Internamente, uma X-H2 (a com 40mp) com alguns downgrades em vídeo.

Segundo o “Fujirumors”, a XT-5 não filmará em “8k”, embora tenha o mesmo sensor da X-H2 (40MP). Faz todo o sentido para uma câmera destinada à fotografia. Mais um diferencial da linha “X-Tx” em relação à “X-Hx”.

Quem prioriza fotografia, será muito bem atendido pela linha “X-Tx”.

Quem faz questão (ou precisa) de vídeo “8k” (ou outras capacidades), será atendido pela linha “X-Hx”.

Ainda, segundo o “Fujirumors”, a X-T5 será anunciada juntamente com a objetiva Fujinon XF30mmF2.8 Macro.

Fontes: Fujifilm X-T5 will NOT shoot 8K video - Fuji Rumors
e Fujifilm X-T5 and Fujinon XF30mmF2.8 Macro Announcement NOVEMBER 2 - Fuji Rumors

Segundo o sítio “Fujirumors” a X-T5 terá dimensões menores, se comparada à X-T4.

Pessoalmente, gostaria que a X-T5 tivesse dimensões semelhantes às da X-T1, a meu ver, foi uma das câmeras APS-C mais equilibradas que apareceram até o momento…


Fonte: RUMOR: Fujifilm X-T5 will be Smaller than Fujifilm X-T4 - Vote Your Ideal Size - Fuji Rumors

:ponder:

Será que o tamanho da XT-1 comporta a bateria NP-W235?
Além disso, tem a questão dos tipos de cartões de memória. Se vai manter 2 slot’s de cartão SD ou um dos slots será para CFexpress tipo B. Se adotar CFe tipo B, vai precisar de um sistema de dissipação de calor maior, e, com isso, pode ser que o corpo da XT-1 seja pequeno demais.
:ponder:

Não deve caber. Pessoalmente, não me importaria, uma vez que todas as Fuji que tive / tenho usam a bateria NP-W126 / 126S. E tenho várias delas comigo :ok:

Mas a Fuji também não fará uma X-T5 com as dimensões da X-T1. :frowning: E nem seria por conta do IBIS… (A X-S10 é ainda menor e tem IBIS)

Não faz sentido colocar CF Express em uma câmera que irá custar US$ 1.699,95.

Não me lembro de nenhuma câmera nesta faixa de preço que use cartões CF Express.

A X-T1 usava um único cartão SD, porém compatível com o padrão UHS-II. Foi a primeira câmera do mercado a usar este tipo de cartão (lançada em 28/01/2014).

A X-T5 não terá o vídeo como prioridade, de acordo com os rumores mais recentes e isto faz sentido. Fuji para vídeo é a X-H2 / 2S e, talvez, uma futura “X-S20”… :ponder:.

As futuras Fuji GFX provavelmente migrarão para o padrão CF Express. Mas as X-Tx / X-Txx deverão continuar com os SD por muito tempo ainda! Elas foram posicionadas (e permanecerão) em uma faixa de preço inferior à da linha X-Hx.

P.S. Também não acredito em uma “X-Pro4” utilizando cartão CF Express
.

Interessante a perspectiva. Se parar pra pensar, salvo os fotógrafos-metralha, ninguém precisa de cartões tão rápidos; Eu, pelo menos, não preciso. Ainda assim, um bom buffer pode ser a resposta. Mas o disco PASM pra mim seria melhor que o tradicional das X-T*. Isso porque alterno bastante as configurações, pra pássaros parados ou em voo. Sem bem que, com um bom AF-C, não faça muita diferença.



RUMOR: Fujifilm X-T5 with Dual SD-Card Slots (no CFexpress)

:ok:

Source: RUMOR: Fujifilm X-T5 with Dual SD-Card Slots (no CFexpress) - Fuji Rumors

:ok:


Especificações Completas da X-T5:

Fontes: Fujifilm X-T5 - FULL SPECS and PRICE LEAKED - Same EVF of X-T4 and More Details - Fuji Rumors e 富士フイルム「X-T5」のスペックシートと価格に関する情報 - デジカメinfo

Em relação às dimensões, a X-T5 ficou próxima da X-T2 (que é menor que as X-T3 e X-T4) com exceção da profundidade, similar a da X-T4, provavelmente para acomodar a bateria e o IBIS.

[i]
X-T3 size: 132.5 x 92.8 x 58.8 mm
X-T4 size: 134.6 x 92.8 x 63.8 mm
X-T5 size: 129.5 x 91 x 63.8mm

[/i]

[size=18pt]
Primeiras Imagens da X-T5:

[/size]










Fonte: LEAKED: First Fujifilm X-T5 Images - Fuji Rumors

Legal!!! Já devo ter comentado aí em cima, mas ainda não vai ser a hora que vou comprar uma X-T*. Curti mais o PASM da X-H2. Mas isso só quando vier um bônus bom no trabalho, porque tem muita coisa mais importante pra comprar agora.


X-T5 “Silver”:



Nesta nova geração de câmeras “X-Trans”, a Fujifilm decidiu diversificar e segmentar a linha: Quem curte ou precisa de câmeras com controle “PASM/PSAM” terá à disposição as linhas “X-H*” e “X-S**”. Quem curte os comandos “clássicos”, terá as linhas “X-Pro*” e “X-T*”, além das “X-100*”. E, pela primeira vez, apresentou uma segunda opção de sensor (BSI-CMOS Stacked de 26MP) destinado a um público “especializado”. Da mesma forma, quem é mais focado em vídeo, também optará pelas linhas “X-H*” e “X-S**”, com as demais voltadas para quem apenas fotografa e faz vídeo apenas ocasionalmente. Achei interessante essa segmentação dos modelos, permitindo a empresa atender uma faixa maior do mercado porém mantendo (e consolidando) uma linha específica para o nicho de mercado que a fez ficar conhecida!

Pessoalmente, gostei bastante da X-T5! :ok: É menor que a X-T3 que tenho atualmente (exceto na profundidade do grip); manteve o slot duplo para cartões “SD” e a ausência do battery grip foi compensada, até certo ponto, pela maior autonomia da bateria NP-W235. Porém, se o battery grip for realmente necessário, será melhor comprar a X-H2. Resta saber a performance do sensor de 40MP (considerando que o processador de imagem também é novo) em relação às gerações anteriores dos X-Trans
… :snack:

Agora é oficial! Apresentada a Fujifilm X-T5:

Fontes: Fujifilm X-T5 Officially Announced plus XF30mmF2.8 Macro and More News – LIVE BLOG - Fuji Rumors e Fujifilm announces X-T5: 40MP, improved AF, 6.2K video and much more

Review inicial: Fujifilm X-T5 initial review: Digital Photography Review

Preview: Fujifilm X-T5 Review

Mais imagens: