=> HELP!... Após calibrar o LCD como configurar no PS os profile de cores certos

Bom pessoal…
Hoje peguei pra fuçar no meu PS/CS3 e fique encucado com a calibração das cores EM RELAÇÃO aos ajustes de cores/profile no CS3, vou explicar melhor:

Possui colorimetro Spyder, e após fazer todo processo de calibração o mesmo gera um perfil que fica emcoporado ao WIN/XP e é carregado toda vez que o PC é ligado! OK, até aqui nenhum problema!

Então venho usando normalmente meu CS3, porém fui exportar algumas fotos para web e notei uma diferença enorme na imagem que vejo no CS3 e que vejo após exportada, o que não deveria ocorrer certo, pois no CS3 trabalho com a opção Adobe RGB (1998) para o espaço de cor no “Color Settings” (imgagem abaixo), e antes de salvar/exportar qualquer JPEG faço um “CONVERT TO PROFILE” para sRGB…

Então, após este processo de conversão eu exporto para WEB e aí noto que a imagem fica bem mais saturada, puxando pro vermelho inclusive, mas não é só isso… quando eu reimporto para o PS/CS3 a imagem vem e fica “menos saturada” dando uma diferença enorme…

Pergunto, como configurar corretamente o CS3 na questão COLOR SETTINGS (PROFILES/CORES)?

1 - Mantenho adobe RGB (1998), sRGB ou “Monitor Color - Spyder” ?
2 - Na opção Color Magnement Policies uso o quê? OFF, Preserved/Embebed ou Convert to…?
3 - Ativo a opção VIEW → Proof Colors / Proof Setup (qual modo?)
4 - Está correto convter (Convert to Profile)para sRGB antes de salvar em JPEG para impressão em mini-LAB, publicação na WEB e etc… Correto?
5 - A opção ASSIGN PROFILE… serve para que afinal???
6 - Por que a imagem fica “muito diferente” quando eu exporto para web, com cores saturadas e etc… fugindo totalmente da realidade do meu tratamento que é feito em aRGB e depois convertido para sRGB?

Se alguém puder dar um passo a passo eu fico grato, pois agora estou perdido!

A configuração do PS está correta, pode ser adobe RGB (1998) para monitores wide gamut
e sRGB para o resto.

Vc só vai ver as cores corretas em aplicativos com gerenciamento de cor e em todo
o resto as cores vão ficar erradas, antes isto não acontecia pq era um monitor sRGB e
agora vc está usando um wide gamut.
Ah!
Não só o aplicativo tem que ter gerenciamento de cor como a foto tem que estar
com o profile, não esqueça no PS de gravar com as opções “Embed Color Profile”
e “ICC Profile” habilitadas.
OBS, o gerenciamento de cor do FastStone é insuficiente o do ACDsee Pro 2.x funciona OK.

Quanto aos browsers, só o Safari e o Firefox tem gerenciamento de cor, veja

Hm…
Certo PICTUS, mas estou cheio de dúvidas!!!
Então quer dizer que o que estou vendo no PS é o mais próximo que será impresso após “CONVERT TO PROFILE → sRGB” ?

O Samsgun 245T com painel SPVA é “wide-gamut” ?

[ ]s

245T = Wide Gamut 90% Adobe RGB

O mais próximo do que vai ser impresso é via softproof…
http://www.mikerollins.com/Tutorials/SoftProof.htm

Ixi PICTS…
Confesso que to igual cego em tiroreio!
=/

PICTUS, agora me diga…
No texto do link Dry Creek ele diz:

Print Matching If you have concerns about the print matching your display, first ensure that the monitor is accurately calibrated and profiled. As mentioned above, the entire color managed workflow hinges on your monitor's color accuracy. Check that your monitor profile is actually being used by Photoshop:

Open the RGB Working Space list in Photoshop’s Color Settings dialog box.
Scroll up until you come to the line “Monitor RGB — xxxx”
If xxxx is not the name of your monitor profile, something is amiss. Either your profile is not installed as the system default, or the profile itself is bad. Try regenerating the profile.
Important: Press Cancel to exit the Color Settings dialog box without inadvertently doing something dumb such as selecting your monitor profile as your default working space.

Our profiles are tuned by default to viewing under D50 illumination. This is not the same as standard incandescent, fluorescent, or sun light. We can create profiles for these conditions, but D50 is the publishing industry standard. For critical color matching, view the prints in a D50 light booth. The light emitted from your monitor will never be a perfect match for light reflecting from a print surface, but our printer profiles combined with your accurately profiled monitor should get you very close indeed.

Ou seja…
Pelo que entendi ele diz pra eu usar o PERFIL da calibração no COLOR SETTINGS e assim ter uma imagem próxima da impressão… É isso?

Alguém poderia fazer um tutorial de como deixar o PS/CS redondo na questão cores inclusive pra impressão!?!?!?!

Segue o mikerollins.com que está mais limpo.

Sim, usa o perfil da impressora no softproof, exatamente como monstra o link…

Ehehehe…
PICTUS, continuo com sérios e graves problemas!

As cores das fotos no LR/PS ficam muito diferentes.

NO LR as fotos ficam bem mais desbotadas do que depois que exporto em sRGB!

Não consigo um padrão, cada vez estou mais confuso.

Ao meu entender tendo tudo calibrado e etc, deveria ficar um padrão de cores ainda mais que instalei o tal “Control Color APlet - MS” para gerenciar as cores de forma correta, porém não notei diferença!

Enfim, HELP?

[ ]s

Não sou usuário de Lightroom, mas…

-Quando for fazer o profile do monitor, use matrix based e não LUT 16 bit, o soft default do Spyder só faz em matrix
-No PS Color Settings(Shift+CTRL+K) muda o Intent para Perceptual
-Use o mesmo Color Space tanto no LR como no PS, no seu caso pode ser sRGB ou Adobe RGB
-Use os últimos profiles(digicam) tando no Lightroom como no ACR, vêem junto do LR 2.3 e o ACR 5.3
ou uma foto convertida com o LR/ACR pode ficar diferente.

Opa PICTUS!.. Vamos lá…

  • O meu colorimetro é o Spyder Express 2 e acredito que naõ tenha opção de “based”. Então faço no modo que é possível. Até aqui OK!

  • No PS coloquei conforme você indicou! Até aqui OK!

  • Sim, estou usando os profiles de câmera atualizados! Até aqui OK!

  • Sim, LR / ACR podem ser diferentes com certeza, porém no CS3 só aceita até o ACR4.6 se não me engano o 5.3 é para CS4!

Agora vamos imaginar a situação seguinte:

Converti uma foto RAW pelo LR de uma paisagem com céu azul e um pouco de ver, fiz os ajustes no LR de forma que a foto ficasse muito bem equilibrada, praticamente perfeita, ótimooo! Quando eu exporto ela para .JPG/sRGB para publicar na NET ou fazer impressão em LAB o tom azul do céu passa a ficar “esverdeado” sem contar que a saturação aumenta, fica muito mais saturada a foto!

Pergunto, PQ???

Estou encafifado com isso!

Vc exporta para JPG/sRGB com ICC e ao visualizar no Photoshop a imagem está diferente?

Pictus…
Ao exportar do LR não tem opção de ICC, têm???
NO PS eu exportava com o ICC quando para sRGB, está certo ou errado?

Mas fiz um teste, exportando para JPEG (sRGB) com ICC ou não à partir do PS não da diferença nenhuma, ambas ficam mto diferentes da foto que vejo no PS por exemplo!

Na teoria quando converto p/ sRGB e depois salvo em JPEG não era pra ficar “identica no PS/LR/Windows e Web” pois converti o gamut de cor para cores sRGB que é o espaço “padrão” do sistema operacional e tbm internet!

Detalhe que observei agora:
Se eu seto o Proof Color para “Spyder” as cores mudam e ficam “distorcidas” como eu vejo no WIN, e seu coloco AdobeRGB (1998) ficam extamentes como eu tratei.

Estou encafifado… :S

O profile(do monitor) feito pelo spyder é para ser carregado ao iniciar o computador e em nenhum outro lugar, o Proof Color tem que ser o profile da impressora ou até sRGB para ver como vai ficar na net…

A única garantia de ter cores corretas é com ICC + aplicativo color aware.

O que seria o aplicativo Color Aware ?
OK, vou sempre exportar com ICC.

O PROOF Color é um “preview” de como será a foto impressa então? Têm como deixar ele sempre ligado por padrão pra eu ter uma idéia do resultado final? Toda hora ele desativa!

[]s!

Color aware = com gerenciamento de cor

Proof = preview, não tem e nem deve ficar ligado toda hora.

Ok Pictus! Entendi então…

Então veja os exemplois abaixo, vou descrever todo o processo:

→ Clique a igreja da Pampulha com uma D300 em RAW/12bits capturada em aRGB;
→ Descarreguei a foto no PC;
→ Importei a foto no LR, tratei devidamente para que ficasse do meu gosto e então exportei: sRGB / 90 qualidade em .JPEG
→ Abro a foto no PC/CS3 ela fica assim:


* perfeita como eu quero que fique!

→ Depois eu abro a foto em qualquer aplicativo, mesmo na internet e a foto fica assim:


* foto muito mais saturada que o normal, cores chegam a distorcer para outros tons!

Então pergunto: Se foi exportada para JPEG com perfil de cor sRGB não era pra ficar mais parecida, com pouquissíma diferença?

Lembrando que utilizo:
→ LCD Samsung 245T
→ Calibração com Spyder2 Express
→ Sistema operacional WinXP (32bit)

Eu já estou dando cabeçada na parede de tão perdido que estou!

Onde estou errando? Têm MSN/Skype? Preciso de umas dicas mais “especializadas”!

=/

Não tem nada de errado.

Vc só vai ver as cores corretas em fotos com ICC e nos aplicativos com gerenciamento de cor.
Se não tem gerenciamento de cor, já era!
Se não tem ICC já era!!
Estou repetindo o que já foi mencionado em posts anteriores…

Antes era antes, com um monitor wide gamut tem que ser tudo como manda o figurino…
ICC + gerenciamento de cor

Entendido PICTUS! OBrigado pela suas explicações, agora pergunto:

[ ]s

O applet não tem utilidade e não tem como o XP reconhecer ICC.

Pictus, hoje foi o “Dia D” para solucinar esta questão lhe digo o seguinte:

Pelos testes que fiz e refiz, notei que o Color Control só serve pra alternar entre os perfis de cores: sRGB/aRGB/Spyder , e que guando eu coloco o perfil do “SPYDER” ocorre o problema de super-saturação da imagem e quando eu uso o perfil aRGB/sRGB a foto fica mais próxima ao normal, então deduzo e LHE PERGUNTO, poderia ser problemas do colorimetro/perfil spyder não conseguir uma medição precisa pelo fato do LCD ser WideGamut? ???