Noiva Indenizada

Saiu na Zero Hora de quarta-feira, dia 10 de fevereiro, na página 3:

Noiva Indenizada

“Atrasada em 50 minutos para a festa de casamento, uma fotógrafa terá de indenizar a noive em R$ 5 mil, decidiu o Tribunal de Justiça do Estado. Ela também foi penalizada por apresentar fotos com problemas técnicos, como falta de foto”.

Para aqueles que quiserem apreciar o trabalho desta profissional, por favor, sentem e cliquem aqui.

São por essas e por outras/outros “profissionais” que acabam fudendo com quem tenta fazer alguma coisa direito.



Tópico criado por Fernando Nunes, no forum de um clube que participamos.

A fotógrafa tem sorte. Só 5 mil…

Isso é bom para que os “aventureiros” comecem a pensar com um pouco mais de responsabilidade. Se houvesse ética e profissionalismo isso não aconteceria.

Olhei umas 6 fotos dela. Tem uma D80 e todas as fotos que eu vi que tinham exif, foram no modo “P”…

Olha só:
Camera Make: NIKON CORPORATION
Camera Model: NIKON D80
Image Date: 2010:01:09 20:44:56
Flash Used: Yes (Manual, return light detected)
Focal Length: 38.0mm (35mm equivalent: 57mm)
Exposure Time: 0.017 s (1/60)
Aperture: f/5.0
ISO equiv: 200
White Balance: Auto
Metering Mode: Matrix

Exposure: program (Auto)

Photographer: Picasa 3.0

Eu vi algumas que no EXIF apareciam uma A-100.

Como alguem consegue tirar fotos tão ruins no “Pautomático”?!?!

Eu tive uma situação muito parecida no meu casamento, acho que o fotografo não regulou o tipo de luz na máquina e todas as fotos da igreja sairam amarelas!! Sem falar que o cara só comia e fumava a festa inteira! Engreçado que isso me motivou a virar fotografa, pelo menos teve um lado bom… Pois eu queria matar o cara…

MEU CARO GUTO CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE
E BOM PARA OS AVENTUREIROS DE PLANTAO QUE PREJUDICAM O MERCADO PROFISSIONAL, APRENDEREM
QUE “FOTOGRAFO DE EVENTOS E UM OFICIO, UMA PROFISSAO”,
COM A EXIGENCIA DE QUALQUER OUTRA ATIVIDADE,
NAO BASTA COMPRAR UMA MAQUININHA ,LER ALGUM FORUM, E SE AUTOENGANAR ETIQUETANDOSE “FOTOGRAFO”.
ACHEI SENSACIONAL O QUE ACONTECEU COM AQUELA INCOMPETENTE!!!.
ABS.
ANGELO.

Davi
o tal do P e so um detalhe minimo.
Eu ja usei o mal falado P em alguma situaçao,para garantir a cena.
O cliente nao esta nem ai, se voce faz a foto em a b c d h p ,ou z,
desde que voce entregue qualidade de acordo com o produto vendido.
No mundo civilizado o horario e respeitado,
e ninguem te da um premio se chegou na hora combinada.
Mas aqui em TUPINIQUIM-landia, os valores sao outros.
Gostei do “premio” por incompetencia que essa pessoa levou.
Otimo!!!
Abs.
Angelo.

A fotógrafa foi punida fundamentalmente pelo atraso, a questão da falta de foto (sic) veio a reboque. A tal falta de fo
t
o, citada como problemas técnicos, não seria falta de fo
c
o? :ponder:

Não sei não, mas a tal competição de mercado via preços, DSLR acessível, PC acessível, abriram as portas, digo, a caixa de pandora da fotografia! :frowning:

Em geral os Conselhos Regionais fiscalizam (ou tem poder fiscalizatório entre outras atribuições) os profissionais de suas respectivas áreas. Não seria interessante a existência de uma espécie de conselho regional de fotógrafos a fim de expurgar certos tipos de ‘profissionais’? Existe algum movimento nessa direção? :ponder:
Espernear não basta! :wink:
Antes que se pense em corporativismos, penso que esse tipo de situação não se trata de uma questão sindical não, mas de fazer prevalecer a ética profissional.

Uma curiosidade Davi, como você conseguiu extrair o exif das fotos?

A pessoa que está contratando o serviço também tem sua parcela de responsabilidade.
Contratar um serviço sem recomendações, sem analisar portifólio, sem analisar o comportamento do fotografo durante a conversa, etc…
Casamento é complexo, da muito trabalho e é por isto mesmo que deve ser arquitetado e a contratação de um bom fotografo tem sua grande sentimental do evento, que será lembrado sempre.

Sem querer generalizar, mas quem contrata fotografos ruins estão analisando preço e não qualidade.

Concerteza se a noiva tivesse olhado o portifólio no picasa ( Já começa desse detalhe… a pessoa não tem nem um domíno próprio… ) jamais teria contratado os serviços desse fotografo.

E se olhou o picasa e mesmo assim contratou não tem que exigir nada pois estava ciente da qualidade das fotos geradas, onde em muitos casos a única análise fica em relação ao preço $$$.

Sobre o atraso, não se pode julgar sem saber o outro lado, pode ser que tenha ocorrido algum problema grave que fez com que o fotografo tivesse se atrasado, vai saber.

Acho que não se deve apenas julgar os fotografos ruins e sim os clientes ruins que não sabem analisar a qualidade de um serviço que estão comprando.

O melhor regulador é o mercado.
Conselhos e sindicatos só servem para enriquecer seus presidentes e diretores e criar alguns cabides.

Abraço

Exatamente caro Marcelo
Manda a lei de mercado, a lei da gravedade,
cada um se coloca no seu lugar por seu proprio peso, assim de facil.
Abraço
Angelo.

Não sei ainda se rio ou se choro…

Isso queima o filme de alguns, eleva o passe de outros.

Por isso continuo achando que o melhor nesses casos é network e portifólio.

Cliente satisfeito para sugerir e ser referência e boas fotos pra mostrar irão demontrar a capacidade e responsabilidade do profissional contratado.

:ponder:

se ela tivesse entrado aqui no mf não teria feito o que fez, com certeza leria alguns tópicos sobre eventos, luz, composição, por exemplo, e evitaria tal transtorno à todos. ruim pra ela, pior pro casal!

tanto quanto o marcelo também sou contra conselhos regionais e etc. são, além de um baita cabide, uma máfia, e, de máfias todos estamos cheios.

abs

Caro
Verdade e que deve ser avaliado o profissional antes,
bem certo e que quem vai procurar no fundo do poço
so compra preço barato, depois chora.
Esta cheio de picaretas e burros com dominio proprio ,isto nao e garantia de NADA!!.
E atraso “nao existe”, entre verdadeiros profissionais de eventos,
se atrasou pelo motivo que for manda outra pessoa,
asssim como tem que ter no minimo 2 de cada,de retaguarda(maquinas, flashes, etc, etc),
tumbem tem que ter carro e fotografo extra , para alguma emergencia.
Algum amigo ou colega que possa ajudar
Ser fotografo de eventos e uma profissao de muita responsabilidade.
O noivo nao vai casar novamente no dia seguinte,
porque o improvisado “fotografo”, furou um pneu, e saiu atrasado para o compromisso de trabalho.
No meu circuito de trabalho “os foi mal” estao descartados.
Tal vez seja por isso que nunca em 3000 casamentos teve nenhum problema.
Muito zelo e atençao no trabalho.
Grande abraço.
Angelo.

Tem muita gente que pega esse tipo de serviço. Na verdade é até uma parte “normal” do mercado.
Casamentos mais simples completamente sem “verba” para foto/vídeo… Enfim, sempre tem alguém pra aceitar o serviço que nesse caso não dificilmente deva passar muito de R$300,00.
Esse tipo de fotógrafo nem chega a tirar o serviço dos verdadeiros profissionais, pois pegam trabalhos muito pequenos por pouco dinheiro, coisa que qualquer profissional com um portfólio básico e algum conhecimento já recusa.

Para ter uma idéia do tamanho e custo do evento do link por exemplo basta reparar que tem convidado com camiseta regata, padrinho de jeans e camisa aberta… Sem contar no Pastor com os botões do paletó abertos também.

Enfim, acredito que quem está contratando por um preço muito abaixo do mercado está assumindo o risco, assim como quem compra um carro pagando R$1000,00 provavelmente estará entrando numa fria de receptação dolosa.

Essa eu recebi de uma amiga por email.

"Eu contratei um fotógrafo para meu casamento, mas no dia ele não compareceu e enviou outro em seu lugar. Estou me sentindo lesada, o que pode ser feito, do ponto de vista jurídico?

Resposta do Advogado: Este fotógrafo assumiu com você uma obrigação de fazer, ou seja, uma obrigação de prestar a atividade de fotografar este dia tão especial para você com as peculiaridades que lhe são próprias.

Por se tratar de uma obrigação de natureza infungível, intuitu personae, uma vez que você o contratou pela especialidade com que ele executa o trabalho de fotografar, cabe a você pedir indenização por perdas e danos."

Nos meus contratos havia uma cláusula que me reservava o direito de mandar outro profissional de qualificação equivalente para me substituir em caso de “notória e comprovada força maior”. Bom que nunca precisei usar de tal expediente, mas uma crise de cálculo renal não vai te permitir fazer um bom trabalho, rs,rs.

Leandro Fabricio tem toda razão. Esse mercado existe e esse “profissional” é até necessário para atendê-lo, já que nós (a maioria) não o faríamos. Agora, já não basta ser ruim, tem que atrasar também??? Aí não, né?

Abraços

Leandro e Marcelo
Algumas vezes, quando tenho uma data livre e estou animado pego
"esses serviços " que ninguem pega
faço o mesmo que faço numa festa de elite, so que em uma favela ou similar,
considero isto meu aporte como doaçao de inclusao social,
porque pessoas humildes nao vao ter direito a um produto Top???
Porque nao pode pagar bem, tem que consumir lixo???
Me faz muito bem ajudar desta forma a traves do meu oficio.
Voces tem que ver as caras de alegria e ate de assombro
quando vem o resultado.
E acreditem, se matam para fazer o album, nao te dao calote, e ficam muito gratos, e te indicam muitooooo.
O problem vem ai, poder atender .
Mais em fim,eu indico colegas para fazer um frila e pronto e isso ai.
Abs.
Angelo.

Boa iniciativa! :ok: