Noiva Indenizada

O culpado disso é o próprio cliente,não a fotógrafa.
O cliente antes de contratar um fotógrafo tem q ver seu trabalho e ter no mínimo uma boa indicação.
Hoje em dia qualquer um compra uma reflex,flash e se diz fotógrafo e o pior ,estão ganhando $$,sabe pq? são clientes que querem algo baratinho.
BEM FEITO.
Outra coisa,canso de ver fotografos,inclusive os que participam de foruns cobrarem por um album,100 pratas,por um casamento ,500 pratas,por festa de criança,150 pratas…então ,tem mais que se fu tambem.Se nós,FOTÓGRAFOS não nos unirmos e começarmos a nivelar o mercado,fu tambem.Mas ai vem um e fala…“cada um sabe onde o calo aperta e dependendo da minha situação eu aceito o trabalho” então vai mendigo!!

Hoje em dia dificilmente um fotógrafo VIVE de fotografia então nao mete essa!
BEM FEITO PRA FOTOGRAFA ABUSADA E BEM FEITO AOS NOIVOS.

Essa é uma boa lição para quem pensa que usar DSLR é o suficiente para se tornar um profissional!

Olha este mercado esta realmente louco!

Infelizmente todo sabado vejo cenas assim digamos assustadora ali no ching ling da av paulista, e toda vez que passo por la para sapiar vejo gente comprando camera sem ao menos saber onde liga a camera.

O mais recente foi ver um playboyzinho comprando uma 5D MK2 e ficava perguntando para o china onde ficava o botao para fazer fotos automaticas.

Mais é bom que acontece isto com esta dita profissional para ela aprender que nao basta comprar um camera e sair dando tiro pra tudo quanto é lado, até pra ir pra guerra e ser bucha de canhão vc precisa saber ao menos saber mirar e puxar o gatilho.

Não coloco a culpa só na fotografa mais no cliente tambem, deveria no minimo ter se informado.

Cara o que mais tem nesse mercado é picareta e prostituição… tem que chegar num patamar de preço e foda-se! Se vc quer qualidade pague por ela!

O grande problema é que muitos não querem. Ou se querem, não se preocupam em procurar. Ou se procuram, não estão dispostos a pagar…

Acho que a culpa é recíproca nesse caso. Mas há casos e casos… Também achei a indenização baixa, mas, infelizmente, é uma ‘regra’ não escrita do mundo jurídico. Aqui no Brasil o dano moral é muuuito pouco valorado, as indenizações são, na sua grandíssima maioria, muito baixas.

Isso é bom para que os “aventureiros” comecem a pensar com um pouco mais de responsabilidade. Se houvesse ética e profissionalismo isso não aconteceria.(2)

concordo…
5 mil … tá barato…
Único momento da vida…

:no:

Em todo assunto sempre os culpados sao os 2.
E mesmo que a indenizaçao seja o custo total da festa ,
nao paga o tal do “dano moral”, que aqui e simbolico!!!.
Acabei de pasar um orçamento de foto e video por 3100,
me ligou o cliente que lhe ofereceram por 2200,
foto, video, telao retro, DJ, e uma cx de vinho-lembrança para os padrinhos,
faltou a lua de mel e as camisinhas!!!,
so que eu conheço essa “produtora”,
ja me ofereceram fazer “frila” para eles por 100 reau!!!,
com equipamento deles e meu carro,
cinegrafista recebe tambem 100 e segundo fotografo 40,
vai pensando a alta classe de profisionais que arrumam,
e a lembrança que vai ficar na mao do coitado que contrata.
mas uma historia da vida real,
Abs.

Ângelo, isso acontece em todas as profissões. NUNCA o trabalho do outro é reconhecido. SEMPRE querem oferecer o “justo preço” deles. Já recusei vários clientes que queriam “impor” o preço. Suspendia a negociação invariavelmente dizendo: “No meu trabalho quem dá preço sou eu!!! Eu que conheço os meus custos e a qualidade de meu serviço!!! Por esse preço procure outro profissional”.

É radical?? É. Mas só assim a gente se impõe. Quase sempre perdi esses clientes, mas não me arrependo. ATENÇÃO: NÃO sou profissional de fotografia. Minha profissão é em outro ramo. Talvez não se aplique ao “universo fotográfico”. Mas eu penso assim.

tendo retaguarda de $$$, para dizer nao, tua posiçao e certissima!!!.
abs.

Como diz o Ken Rockwell, profissional é aquele que entrega o que promete.

Se eu tenho um p*ta background técnico e teórico (não vou falar em “talento”, em “olhar”, porque isso é imponderável), organização, logística e um equipamento de primeira linha, e cobrar 10.000 por um casamento - certíssimo.

Se eu sou um newbie com uma Powershot na mão e uam DePlá na esquina, e cobro duzentinho - certíssimo tb.

O cliente vai decidir o que é melhor pra ele. O nível de exigência das pessoas variam, a percepção da qualidade e do custo/benefício tb. O que não pode é o cara que prima pela qualidade aviltar o serviço dele, nem o newbie inflacionar seus preços.

Agora, se a pessoa oferece uma coisa e entrega outra, ou demonstra imperícia para aquilo a que se propôs, é uma outra coisa. É falta de profissionalismo mesmo (por inexperiência, ingenuidade, imprevidência, whatever. Essas coisas se aprendem com o tempo). Mas o mercado é o melhor regulador pra isso.

O link do post inicial não funciona mais, mas indo para a página da tal “produtora” e vendo as fotos que tem lá… cara, sem desculpas. Quem quiser pagar por aquilo que assuma as consequencias. :smiley:

Qualquer hora dessas isso vai acontecer. Cedo ou tarde um bosta se acha o supra sumo das point-and-shot e pede 3.000.

Salvo engano foi aqui que li um relato de uma cara que tem contatos em MG de altíssimo padrão e não sabe operar nada do equipo dele. Mas consegue contratos graúdos por conta de ser amigo da “fina flor da tradicional família mineira”. É foda, né?!

cara isso e muito comum, conheço varios assim aqui em sampa,
nao sao fotografos, nem tem ideia do que isso seja, mas… atençao
sao comerciantes e estao bem relacionados,
logo entao tem um “studio”, e faturam pesado mesmo!!!
abs.

Se o cara é “comerciante” e tem “clientes” mas dizem a eles: “As fotos e tratamentos serão feitos por uma equipe de profissionais gabaritados” e ele próprio não dá um tiro nem corrige um WB, beleza. Eu aceito isso.

Mas se ele é quem faz a coisa toda e entrega merda ou manda corrigir a merda na pós, a história é bem diferente.

O capitalismo é selvagem, mas as vezes também é canibalista e acaba comendo o próprio pé. No capitalismo o que vale é o menor preço desde que se tenha a impressao de que a qualidade será a pretendida.
Esse dai foi apenas um caso onde a qulidade ficou fora do esperado, mas a forma de avaliação foi a mesma que todos nós utilizamos a todo o tempo quando se fala de preço, o problema neste caso foi que o risco foi mau calculado, pois custou um preço que só o tempo de volta poderia pagar.
Quando o calo é o nosso, geralmente somos hipocritas na avaliação, então se desejarmos, vamos combater o capitalismo e não quem joga o jogo, poi se não jogar a selva te come.

Após ler o tópico todo… e Só agora ver as fotos nos albuns do link…

Só posso dizer que o trabalho dela é total amador. Quando digo amador, quero dizer alguém com uma compacta na mão tirando fotos a esmo. Muito ruim.

HA! Confirmou só o que eu já sabia. O povo olha a cam não o trabalho do fotógrafo…
Cinco mil só? Ela simplesmente jogou no lixo as memórias de um casamento! Coisa que só acontece uma vez na vida. Se eu fosse a noiva… Essa “fotógrafa” não sobreviveria.
(A cerimônia deve ter custado pelo menos o dobro disso)

Jesus, quanta foto MEDONHA, que isso ?!?! Essa pessoa tem muitaaaaaaaaa cara de pau mesmo de pegar um casamento para fazer, todas as fotos são horríveis.

2 coisas:
o barato sai caro,
e que crime ela com uma D80…

Eu com uma compacta faria melhor…