Problema de foco (Shutterstock)

Boa dica, vou anotar e tentar nas próximas!

Não recomendo D7100 algumas tem problemas de foco fica na sorte de pegar uma boa, tive uma logo no lançamento com esse problema, depois um amigo comprou uma D7100 que era perfeita.
E sobre as lentes sem motor também não recomendo, são mais lentas e fazem um barulho bem chato para vídeos, e quase sempre as lentes com motor são melhores.

Não creio que seja à câmera o problema mas sim as lentes, talvez as lentes que você usava na Nikon eram melhores, ou você está com algum problema de front back focus no equipamento Canon.

Tenho uma d7100 e a 50 1.8d., não tive o azar que o Gabriel teve. A 50 1.8 d e rápida, barulhenta o bokeh dela ék. A 50 1.8g é melhor. A 50 1.8 d irá lhe facilitar se você quiser usar tubos close up manuais, pois lentes d possuem anel de diafragma.
Uma lente muito elogiada é a Nikon 12 24 f4 . Tokina 11 16 .

O que eu não gosto. O novo sistema z matou as tokinas, não tem adaptador com engate para lentes d, as câmeras não tem motor. Mas se você não quer usar mirrorless , nada disso será um problema.

A Tamron 17 50 2.8 sem vc tem pouquíssima aberração cromática.
A 50 1.8 g também é boa. A 35 1.8 dx é mais barata e é muito boa mas dá umas cores esquisitas com superfícies metálicas. Zoom grande angular ou macro tem várias marcas. Incluindo manuais.

Não é sempre que acontece.

Na Nikon fiz fotos com a 18-55mm do kit, e na Canon uso uma 15-85mm e uma 10-22mm. Algo que fiz para tentar amenizar (e pode ser que seja problema de configuração), é ajustar o foco para AI FOCUS (estava usando em ONE SHOT) não sei se apenas isso é o suficiente.

Sem a configuração correta você vai ter problemas. Sem calibrar lentes também.

Mas tem como calibrar a lente com a Canon Rebel? Achei que esse tipo de ajuste era só em câmeras mais profissionais (micro ajuste de foco).

Realmente nessa câmera não tem como desculpe. Se você usar lentes como a Tamron 10 24 ( último modelo) ou a Sigma 17 70 2.8 4 c .
Modelos mais novos sigmas e Tamron oferecem um dispositivo que é possível calibrar.

02 das melhores lentes APS-C da Canon.

Acho quase impossível essas Nikon terem foco melhor que a SL1 usando pelo LCD já que é dual pixel.

Pelo OVF realmente é sofrível os 9 pontos de foco com apenas o central cruzado.

Pois é, os 9 pontos de foco matam…

A melhor DSLR APSC Nikon e a d7500, da Canon é a 90 d. tem a 80 d, d7xxx. Depois tem as mirrorless.
Eu estou mudando minhas coisas aqui, decidindo o que é melhor.
Dependendo do que vc precisa, é possível encontrar saídas mais acessíveis, mas as novidades estão frisando bastante na compatibilidade de foco e lentes da mesma marca que a câmera. :snack:

A melhor aps-c Nikon é a D500

Não tem DPAF essa… é Hybrid CMOS, o precursor do DPAF.

Como foi dito, sua câmera não tem dual Pixel da Canon Em live view o foco é melhor.

Se você quiser voltar para a Nikon e barulho não for problema, existem boas lentes af d que são mais baratas . ( 60 2.8d macro, 50 1.8d,. Tokina 11 16, Nikon 80 200, 180. Se você não precisa de nova tecnologia. Depende muito do que você quer fazer. No lado Canon, você já tem suas lentes. Depende muito do que vc quer fazer.
Pra mim , hoje em dia uma 35mm e uma 16 alguma coisa séria bom.

Lentes aps c

Sigma 8 16
Sigma 10 20 3.5
Tokina 14 20 f2
Tokina 11 20 2.8
11 16 2.8
12 24 f4
Tamron 12 24 3.5 4.5 ( novo modelo)
Tamron 60 f 2 macro
Sigmas(16,30, 56 )1.4 m mount apenas
Sigma 30 1.4 c
Sigma 18 35 1.8
Sigma 50 100 1.8
Tamron 17 50 2.8
Sigma 17 70 2.8 4 c

Muito cara, e a compatibilidade ruin com a sigma 18 - 35 1.8 acaba sendo mau negocio. :frowning:

Que coisa, não imaginava que no live view daria diferença para o viewfinder… bom saber.

Infelizmente não é o caso da SL1 mas as câmeras Canon com Dual Pixel o live view é melhor que o OVF na maioria dos casos.

Mas vale você fazer o teste na SL1.
Live view de qualquer camera não tem problema de back/front focus, que é vc focar num ponto e o foco cair mais a frente ou atras.

Se foco vai ser um problema… sl2…m 6 ll… 80d Nikon d7200 Fuji xt2

Bom, as câmeras de entrada tem algumas limitações técnicas, mas no geral Canon e Nikon estão emparelhadas.

Foto de pássaro não tem jeito, acaba requerendo um conjunto bom de câmera e lente. A câmera precisa ter um sensor bom para que consiga uma fotometria contemplando uma velocidade rápida e uma lente que nem sempre é muito clara (f4, 5.6, f8…). Assim sendo o ISO quase sempre fica acima de 1600 ou 3200, muitas vezes chegando a 12800. Dessa forma, tendo que ser Full Frame. Do lado da lente, super telefoto é difícil ser clara e quanto maior a distância focal, maior o custo (lente 400mm, 500, 600, ou com duplicador).

Acho que também não precisa trocar tudo por conta de algumas fotos que não ficaram boas. Uma aprimorada na técnica de captura, talvez usando o foco no Live View e uma correção mais detalhista na pós produção podem ajudar.
Resolvendo o problema da aberração cromática, algum desfoque por movimento por velocidade mais baixa, melhorando a composição (céu estourado, excesso de informação, deixar área de respiro e espaço negativo para algum texto que será colocado pelo comprador), o problema deve estar resolvido.

De toda forma, tem uma câmera que eu acho bacaninha e que está até que com um preço comprável:
D200
https://pt.aliexpress.com/item/1005001279884797.html?gatewayAdapt=glo2bra&spm=a2g0o.cart.0.0.45343c0061FFyQ&mp=1