RawTherapee

Ninguém sabe porque? Não vai, precisa de alguma configuração especial… um exemplo, eu tenho a pasta cheias de Raw (CR2), mmas quando eu seleciono a pasta ela aparece como vazia, ai escolho a opção para mostras todos os arquivos, seleciono um CR2 e voilá: Nada

Tenho uma pasta cheio de RAW da 5DMII, quando clico na pasta não acontece nada, mas quando mando um double click… :assobi:

Boa, mas já está subentendido um dos cliques no meu clique…

É sério, não vai! depois vou fazer um post aqui com as foto da tela.

Pessoal,
Recentemente entrei pra SLR digital, por isso, ainda estou testando e aprendendo a editar as imagens. Pelo que li, 2 bons programas são o RawTherapee e o LightRoom, certo? Porém o RT 2.41 é extremamente lento, algumas vezes “não responde” enquanto estou tratando as imagens. Queria saber se tem algum forma de melhorar a performance dele. Os meus Raw são da Canon e possuem mais ou menos 20mb cada arquivo, esse é o tamanho da maioria das câmeras? Estou usando Windows Vista, será que é isso? :S
Meu note é bom, tem Pentium Dual Core, 2Gb de ram e 128mb de video dedicado.
LR 2.5 funciona perfeitamente, edito, mudo de imagem, abro várias pastas e ele responde rapidamente… o problema é que é pago :S… ainda estou no período de trial.
Agradeço desde já.

Já que está testando o LR, pega o beta 3 que funciona até Abril de 2010.

Pictus,
Eu vi esse tópico hoje cedo. A noite vou instalá-lo pra usar até abril. Espero que não tenha muitos bugs… Quanto ao Preview Scale, eu tinha visto essa sua sugestão e 1:5 é justamente o que estou usando… Vou tentar mais algumas vezes, talvez seja alguma particularidade do meu note. Mesmo assim, valeu!

O objetivo do RT é qualidade e não velocidade…
Bugs? Tem um monte… Ainda é beta…

Mesmo usando o sRGB na conversão, não consigo ver o mesmo resultado de cores apresentado no RT quando abro a imagem já salva em jpeg no CS3 ou em outro software, como o ViewNX ou em qquer browser, por exemplo, . As cores perdem uns 10% de saturação. Será que é algo que não está configurando corretamente no output?

abçs

O RT por default exporta sRGB, mas sem o profile…
Ao abrir no PS teria que dar assign sRGB profile, experimenta exportar com o profile.
Veja o vídeo http://www.mundofotografico.com.br/outros/artigosetutoriais/pictus/zona/rt-icm-srgb.mp4
Se precisar de um visualizador use o VLC Official download of VLC media player, the best Open Source player - VideoLAN

Valeu Pictus,

Sempre carrego o perfil marcando o assing profile, mas de qquer forma segui as instruções do vídeo para configurar o RT. Mas não surtil resultado não. Está me parecendo que a questão está no PS mesmo. Pois se eu der um print screen na imagem do RT e colar no PS, perde cor do mesmo jeito.

Como trabalho muito com saida off set, estou mais habituado a trabalhar no espaço CMYK e confio cegamente no perfil escolhido pra dar saída. Mas estou preocupado com esta questão porque sei que o cliente vai utilizar o material em rgb no Photoshop e se eu aumentar a saturação novamente nele, vai estourar em qquer outro programa.

Abraço

:ok:

Aqui capturando a tela da uma diferença de apenas 1 ponto em 1 dos canais RGB.

Corroborando a opinião do Pictus…

Sim, o RTherapee é melhor que o ACR, muito melhor, embora seja menos intuitivo;

A principal vantagem do ACR é ser rápido e ser prático. Geralmente abro as imagens no ACR na primeira vez, e trato no RTherapee aquelas que valem a pena.

O RTherapee é excelente para recuperar as luzes porque ele já abre com a recuperação, mas em compensação as áreas que estão estouradas em dois canais ficam piores. Para esse tipo de imagem, estourada em dois canais, o ACR é melhor.

O RThrapee tem vários algoritmos de conversão, então para cada tipo de imagem um deles pode ser melhor.

Além do Therapee e do ACR, uso também o Perfect RAW, que considero excelente para WB (ele interpreta a imagem magnificamente).

Assim como o Pictus, não tento fazer tudo no conversor, e acho isso uma abordagem errada. Há coisas que no ACR são melhores, sharp é uma delas.

O meu preview do RawTherapee não exibe todo o tratamento que estou fazendo. Por exemplo, a redução de ruído só é apresentada quando converto a imagem. Assim trabalho as “cegas”. Como faço pra ele exibir todo o tratamento no preview? Obrigado.

Fica lento se mudar o Preview Scale para 1:1, então use a janelinha do Detail…

http://img37.imageshack.us/img37/6845/rthg1.jpg

Para ajudar com o ruído vai em Preferences>Image Processing>False color surpression steps>5

http://img230.imageshack.us/img230/8929/rthg2.jpg

Se quer remover mais ruído, não use os controles de Luminance/color Noise Reduction do RT e
sim e o Picture Cooler(demo 100% funcional) http://denoiser.shorturl.com/

Agora tem 3.0 alpha 1, GPL.
http://www.rawtherapee.com/
Comigo não funcionou.

Baixei e ele está meio maluco aqui também. As vezes dá erro do nada e fecha, fora uma vez que ficou em chinês simplificado e tive que instalá-lo novamente.
É a primeira vez que usei e ainda não me adaptei… Vou ver com mais calme depois…

Olá,

Então, estou com o seguinte problema. Estava querendo ver o resultado de RT em Raw p/ JPG,no entanto, tenho mais facilidade (não sei se é melhor) de manipular o RAW no CS3 e, fazendo isso, salvo o arquivo (no caso está na pasta Nikon transfer aqui). Daí, vou no RT para abrir o Raw manipulado p/ transformá-lo em JPG só que não abre a imagem manipulada no CS3, abre apenas o RAW sem manipulação mesmo. Tem como resolver isso?

Obrigado desde já.

Abs!

Não dá pra manipular o RAW. O que o CS3 faz é salvar um arquivo a parte com as configurações que você utilizou na conversão, e esse arquivo é carregado junto com a imagem no CS3 mas não é “visto” pelo RT que só abre o RAW mesmo. Não sei se convertendo para DNG daria certo.

Haaa sim… E de fato, realmente fica um arquivo salvo na extensão xmp na pasta das fotos… Que pena, pensei que o RT reconheceria… Vou tentar manipular no RT mesmo, mas é que pelo que andei lendo ele não é muito bom para manipular, apenas para transformação, mas mesmo assim muito obrigado!

Abs!

Apenas um relato…Estava usando o RT pra editar uns JPG’s antigos que já não tinha mais o RAW e achei os resultados fantásticos tbem.