RawTherapee

Boa!!! Informações sempre precisas!!! :ok: :clap:

Tudo OK agora!!!

Valeu!!!

Então…Instalei o RT aqui em casa.
Daew eu uso o Nikon Transfer pra pegar as fotos em RAW e passa-las para o Pc.
Daew eu abro o RT, vou na pastinha dele de abrir as fotos, que ja estao no meu pc, e ele não reconhece nenhuma foto! Daew eu tentei tambem abrir as fotos nele igual eu faço no PS. Clico na foto e arrasto pra dentro do RT e a foto não abre… O que eu faço???
Obrigado desde ja.
Abs!

-Joga as fotos para um diretório qualquer
-Aponte o browser do RT para o diretório onde estão as fotos.

O browser é ali no canto inferior esquerdo.

http://www.rawtherapee.com/data/RT_SS_01.jpg

testado e aprovado Pictus…
Agora uma dúvida mais usual…
O RT seira melhor que o PS pra se mexer em RAW??? Lembrando que sempre usei o CS3
Obrigado desde já.
Uma abraço!

:ok:

O RT converte com mais qualidade do que o ACR/Lightroom, mas na praticidade é muito pior.

Fala Rapaziada, queria entender bem especificado para que funciona o Raw Therapee, pelo que entendi ele é um conversor de arquivo RAW para JPEG, mais qual seria o principal fator de se usar o Raw Therapee, como não entendo muito disso, normalmente eu uso o Camera Raw, e percebo sim que ao converter para JPEG ele perde bastante qualidade, o Raw Therapee é mais fiel a qualidade é isso ?? caso houvér mais especificações, me dêem essa ajuda aí, desde já valeu a todos pela atenção.

Obrigado !

Por ainda não dominar um bom workflow seu resultado ao converter RAW está sendo pior do que
JPG da digicam, mas com o tempo/aprendizado isto muda, o RAW é muito superior ao JPG da digicam.

Considere o JPG a comida industrial já pronta que saiu do forno e o RAW a comida antes de ir ao
forno onde temos liberdade de ajustar/mudar os ingredientes, mas para ajustar/mudar estes ingredientes
é necessário um bom cozinheiro ou o resultado pode ser ruim.

Para quem sabe usar, a conversão do RT vai ser melhor do que a do ACR.
Vou melhorar a frase…
Em condições ideais e para quem sabe usar, é provável que o resultado via RT seja melhor do
que via ACR/lightroom, digo provável pq não existe conversor perfeito e as variáveis são muitas.

Para ACR/Lightroom existe vasta literatura, para RT não tem.

Tem até em português
http://www.clicio.com.br/portuguese/podcast.html
https://clicio.lojapronta.net/
http://www.relativa.com.br/defaultlivros.asp?Ordenado=MaisVendido&Origem=Pesquisa&PalavraChave=photoshop&TipoPesquisa=Titulo&Pesquisar=Ok

Update…
As ultimas versões do ACR/lightroom estão melhores e em vista da praticidade e o nível de evolução, imagino
que os futuros ACR6 e LR 3 sejam melhores ainda, o farto material de aprendizado fazem deles talvez a melhor opção.
O RT é um conversor experimental e o ACR/Lightroom um sólido conversor comercial, a vantagem imediata do RT é ser gratuito. :smiley:
Mas aí tb quando sair o ACR6/LR3, vai ter tb o Nikon Capture NX 3, o Capture One 5 e por aí vai… :hysterical:

Testei um NEF da D5000 com umas áreas estouradas (bem estouradas), e a versão que baixei colocou cores esquisitas na área (roxo, lilás, rosado…).
Será que é da versão?

Bug do dcraw, o RT é baseado no dcraw, acontece as vezes com alguns modelos de digicam em áreas realmente estouradas.

assim que eu parar em casa vou tirar umas fotos em raw e usar este programa ateh hoje nunca usei raw por nao manjar ou nao querer manjar de programas pra abrir raw vamos ver na sequencia esse tal RT

Pictus, não tenho conseguido uma nitidez satisfatória com o RT, sempre tenho que dar uma “garibada” no Photoshop, isso é normal, ou o problema sou eu? :ponder:

Nitidez? Imagino que esteja falando sobre sharpen…
Se for sharpen é só alterar os valores lá em Detail>Sharpening

Vou testar também !

Sim, estava me referindo ao Sharpen… Pois aí que está o problema, mesmo alterando os valores parece que ele fica devendo, e melhora bastante quando eu uso o High Pass ou o LAB color no PS. Torno a perguntar; é normal ou eu que não estou sabendo lidar com ele??? Valeu!!! :ok:

Nunca consegui usar isso, nunca procurei o motivo de ele não abrir *.CR2…
aí uso o da própria canon

Não acho que fica devendo ao ACR, na realidade não gosto esquema do sharpen do ACR/lightroom.
Nenhum conversor de RAW chega perto do PS com os recursos mil disponíveis, praticamente
nunca uso o sharpen do conversor RAW deixando isto para o PS.
NO RT para ver o efeito do sharpen vc precisa estar em Preview Scale 1:1(mas vai ficar lento) ou usar
a janela do Detail.

BTW, o RT abre CR2 das digicams suportadas, só não sei se abre o RAW comprimido.

Como assim… eu não consigo abrir ele não reconhece o arquivo
tem que converter para algum outro tipo de arquivo?

Estava me referindo ao sRAW da Canon, RAW interpolado.
Mas abre normalmente…

http://img30.imageshack.us/img30/5287/sraw5dii.jpg

Tambem não gosto do ACR, me adaptei melhor com o RT, tanto que faz um tempão que não mexo nele. Me sentia meio culpado por ter que deixar algumas tarefas para o PS, agora vi que é normal. Valeu Pictus!!!

nem interpolado nem nada… não consigo abrir nenhum arquivo com o RT… a versão qeu tenho é a 2.4.1