Solicito Opinião - Configuração para um novo Desktop

Diogenes, montei um desktop essa semana. Meu uso é praticamente o mesmo que o teu. Qualquer coisa me manda uma MP.

Caraca Pictus, agora você matou a pau, hein!
Obrigado mesmo.
Minha mulher irá pro Rio na próxima segunda feira visitar a parentada e vou fazer a listinha pra ela comprar, item a item.
Algumas ultimas dúvidas me surgiram.
Já que você disse que memória RAM nunca é demais, e já que vou montar um desktop de primeira, não valeria a pena partir logo para 32Gb? E ainda, verifiquei que há um kit of 2 com 2 pentes de 8GB. É o mesmo que você me indicou, quer dizer, teria o mesmo efeito? Não entendi porque se vende pentes de 8GB separados e pentes de 8GB em kit de 2. Alguma diferença técnica?
Memória de 16GB 1333MHz DDR3 CL9 DIMM (Kit of 2) HyperX black Series, Standard 1G X 64 Non-ECC 1333MHz 240-pin Unbuffered DIMM (DDR3, 1.5V, CL9, FBGA, Gold)

Quanto ao teclado e mouse eu preferiria um teclado e mouse sem fio. É mais prático pra se trabalhar e diminui um pouco aquele monte de fios pra lá e pra cá. O que você acha deste da Microsoft?

Agora vou montar o pacote! Obrigado mesmo, cara.

:ok:
RAM nunca é de mais, mas em fotografia 16 GB já é suficiente para trabalho pesado, a não
ser que vai trabalhar com panorâmicas gigantes, kit com 2 porque a maioria das motherboards
usa controladora com 2 canais, a que selecionei é de CAS10 e 1600MHz esta outra é CAS9 e
1333Mhz, “na prática” não vai ter diferença perceptível era apenas para manter os componentes
± no mesmo nível.

O teclado pode ser, mas não gosto de mouse wireless a não ser no dia que aparecer um com
alta resolução, o último mencionado tem 6000DPI o wireless tem 1000DPI.

Organize a lista de compras por andar e incluir segunda opção caso alguma loja não tenha o item.

Pictus, excelente idéia organizar por andar.
Há como descarregar as fotos diretamente com o memory card SDHC ou precisarei de um memory card reader separado? Hoje tenho descarregado pela câmera, via cabo.
Quanto ao teclado e mouse entendi a razão e vou então no velho e bom “com fio”. Qual o efeito exatamente dos DPIs?

Precisa de um memory card reader, compre um que seja USB 3.

Quanto ao teclado e mouse entendi a razão e vou então no velho e bom "com fio". Qual o efeito exatamente dos DPIs?

Precisão, com alto DPI são MUITOOOOOOO melhores.

Pictus, acabei de montar a listinha que nem é tão pequena, para a patroa levar.
Organizei-a por andar e ficou realmente mais fácil, inclusive com 3 opções de lojas, caso a primeira escolhida não tenha o item.
Você poderia dar mais uma força indicando alguma alternativa para alguns itens principais como placa mãe, cooler, HD e Fonte, pois caso ela tenha algum problema por la, não posso perder a viagem!
Provavelmente a pergunta seja dispensável, mas não custa reafirmar: todos os componentes que você sugeriu são compatíveis entre si, correto? A placa mãe vai servir no gabinete e por aí vai, correto? Como não serei eu que fará a compra, mas alguém ainda mais leigo, não tenho como corrigir eventuais falhas no momento da compra, portanto a lista deverá sair daqui absolutamente em ordem, no máximo com alguma opção, como estas que te pedi agora.
Mais uma vez, muito obrigado pela paciência.

:ok:

Todos os itens são bem comuns e disponíveis em várias lojas…
O mouse era item de uma única loja, qualquer coisa vai de

O gabinete é grande, vai dar trabalho para sua esposa…
Seria melhor você mesmo ir numa loja aí na sua cidade e comprar
alguma coisa interessante padrão ATX ou mATX, as melhores marcas
são Lian Li, Corsair, CoolerMaster, Thermaltake…
Lembrando que o mouse, teclado e gravador Blu-ray são pretos.

OBS, a motherboard da última lista é mATX e a anterior era ATX.

Diogenes, MP pra ti.

Comprei a alguns meses um dell XPS desktop, direto da DELL, melhor configuração que havia disponível para usuário doméstico. Gastei 5400,00 com monitor e estabilizador, configuração muito parecida com a descrita pelo Pictus, garantia extendida. Trabalha os arquivos da D7100, NEF com uma rapidez incrível… :slight_smile:

Pictus, qual a diferença de ATX e mATX?

E o que você acha desta placa da ASUS?

Melhor ou pior que a Gigabyte?

Tamanho, clica no mATX do meu post…

É um modelo com nível um pouco acima da Gigabyte, de cara vi que o
som deste modelo da Asus é melhor.
Qualquer coisa é só procurar no Google por um review.

Kado, fui lá dar uma olhada no que tem disponível na Dell, até porque vou comprar o monitor deles, mas notei que apesar da configuração do melhor desktop deles ser mesmo boa, ainda assim por um valor menor e com mais componentes consegue-se montar um desktop melhor que o deles. Claro que a garantia é uma fator a ser considerado, mas comprando-se componentes de qualidade a chance de ter-se problemas é pequena. Meus últimos desktops foram sempre montados e nunca tive problemas.

Quando eu tiver montado a lista completa do que pretendo adquirir, vou postar aqui pra turma dar uma opinião geral, pois eu desisti de mandar comprar a tralha toda no Rio, conforme as sugestões do Pictus. Achei muito arriscado dar esta tarefa pra minha mulher, sozinha e com pouco tempo pra fazer as coisas dela no Rio.

Claro que a ajuda do Pictus foi fundamental para a escolha de cada componente, mas vou arrumar algum fornecedor por aqui mesmo.

Bem, pessoal, depois de fuçar muito e avaliar o que me parece ser adequado, coloco a lista dos itens pretendidos e peço aos amigos que façam uma análise e me orientem se há algo errado ou algo que possa ou deva ser alterado para eu partir para a compra.
Quanto a placa de vídeo, mesmo não necessária, resolvi inserir uma pois sofri pressões domésticas para que houvesse uma.
Já quanto ao cooler me foi recomendado não ser necessário, já que cada componente tem seu cooler próprio, além do próprio gabinete.
Alem de esperar as opiniões dos amigos, algumas perguntas ainda me restaram:

  1. Vi que há gabinetes com fonte e sem fonte. Qual o mais adequado?
  2. Convem que o gabinete tenha portas USB 3.0 e USB 2.0 ou apenas USB 3.0 é suficiente?
  3. O sistema operacional está listado como Windows 7 Pro 64x. É isso mesmo ou o Home também serve?
  4. Tem algo super ou sub dimensionado?

1 - Placa Mãe
Fabricante: ASUS
Modelo: Z87 PLUS - BOX

2 - Processador
Fabricante: Intel
Modelo: Core i7-4770 - BOX

3 - Pente de Memória RAM
Fabricante: Kingston
Modelo: KHX16C10B1R/8 – BOX
BoaDica
4 - Placa de Video
Fabricante: XFX
Modelo: HD7770 FX-777A-ZNJ4 - BOX
BoaDica
5 - HD
Fabricante: Seagate
Modelo: ST2000DM001 – BOX
BoaDica
6 - SSD
Fabricante: Corsair
Modelo: CSSD-F240GBGS-BK – BOX
BoaDica
7 - Gravador de Blu Ray
Fabricante: LG
Modelo: BH16NS40 – BOX
BoaDica
8 - Fonte
Fabricante: Corsair
Modelo: CMPSU-600CXm 80 Plus Bronze (CP-9020060-WW) – BOX
BoaDica
9 - Gabinete
Fabricante: Thermaltake
Modelo: Urban S21 (VP800A1W2N) - BOX
BoaDica
10 - Teclado
Fabricante: Logitech
Modelo: Keyboard K120
BoaDica
11 - Mouse
Fabricante: Gigabyte
Modelo: M7 Thor – BOX
BoaDica
12- Sistema Operacional
Fabricante: Microsoft
Modelo: Windows 7 Pro 64 bits
BoaDica

Agradeço pela ajuda.

Pictus, o que você achou desta configuração?

1- gabinete e fonte separados
2- O gabinete tem só o conector, pode ser tudo USB 3, não vai ter problema.
3- Conheça as seis diferentes versões que o Windows 7 terá - TecMundo
4- Eu não gosto de cooler default, principalmente se vai ficar em sala sem ar condicionado num país tropical.

OBS, são 2 pentes de RAM, 1 para cada canal.

Valeu, Pictus.

Eu não estou achando a fonte indicada, mas apenas esta:
CMPSU-600CX 80 Plus Bronze (CP-9020048-WW) - BOX

A diferença que notei é o código, que na anterior era CP-9020060-WW), sendo a primeira um pouquinho mais cara. O problema não é o preço, mas saber se uma ou outra são adequadas, ou se devo partir para outro fabricante.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o preço do Windows 7, com preços variando de R$ 260,00 a R$ 460,00. Porque uma variação tão grande para um mesmo produto tão comum? Pode-se confiar no preço mais baixo?

E são todos OEM, isto é, não vem um CD com caixa, manual, etc e tal?

E por fim, também não estou achando o Gravador Bluray da LG. Estão me oferecendo este:
ASUS GRAVADOR BLU-RAY INTERNO 16X PRETO BW-16D1HT

É bom ou você tem alguma sugestão em substituição ao da LG.

A CMPSU-600CXm 80 Plus Bronze é modular, só espeta o cabo que vai usar…

Compra o Windows 7 Professional 64 mais barato que tiver…
Manual? Julio Battisti - Artigos e tutoriais gratuitos; Venda de livros, e-books, video-aulas e cursos online.

Pictus, não estou achando por aqui o SSD da Corsair. Estão me oferecendo o da Kingston. É similar em qualidade? O que você me sugere, posso pegar o Kingston no lugar do Corsair?

A linha SKC300S37A parece legal, a SV300S37A não.

Valeu Pictus, vou tentar ver se acho esta.

E quanto ao Microsoft Office, qual a versão recomendada? Tem também um zilhão delas lá no boa dica.

Vi também que a licença do Windows 7 é para um único computador. Uma vez instalado, morreu, ou seja, se você quiser remover e instalar em outro PC não é possível. É assim mesmo? Uma licença não deveria ser uma licença forever daquela versão?