Topaz Photo AI : novo software

Topaz vai finalmente colocar os softwares DeNoise AI, Sharpen AI, e Gigapixel AI em um único aplicativo e será chamado Topaz Photo AI.

Lançamento oficial será no dia 22/09.

Pra ser honesto, sempre achei que o Denoise e o Sharpen produzem resultados bem parecidos, pelo menos no meu uso. Parece um pequeno ajuste da mesma rede neural. Não posso dizer nada sobre o Gigapixel, pois mal o uso.

Nos gringos eu sempre falei isso… que deveria ser um pacotão só, afinal tudo está atrelado…
Pensa, se for reduzir ruído, a imagem fica sem nitidez, logo, após essa redução se faz necessário aplicar nitidez.
De igual maneira, ampliar uma imagem nada mais é do que usar um processo de interpolação e em seguida aplicar nitidez… nitidez aumenta ruído, logo, é preciso aplicar algum filtro Denoise.
Antes tinha que ficar um um processo longo, abre num, salva, abre noutro, aprimora, etc., agora imagino que dará pra fazer tudo de uma vez.

Mas acho que é uma maneira deles cobrarem do pessoal, afinal quem compra o programa tem recebido as atualizações gratuitamente e já faz um tempo isso, diferente por exemplo da Skylum, que desenvolve o Luminar, Luminar AI e Luminar Neo, que não deixam de ser uma atualização que é cobrada dos mesmos programas. Todos são bem parecidos, mas pra cobrar mais, mudaram os nomes dos programas e adicionaram alguma função simples pra diferenciar.
Até o ano passado a Topaz atualizava quase toda semana os programas… eu mesmo não vencia manter atualizado rs. Agora desse ano pra cá tem sido mais demorado.

Pelo menos o Gigapixel que é o único desses que já usei, já faz a nitidez e a remoção de ruido.
Não precisaria levar para os outros programas.

Eu acho que na pratica o Gigapixel já tem os DeNoise AI e Sharpen AI dentro dele. E vice versa.
Eles que limitavam a funcionalidades pela interface separada pra tentar lucrar mais.

Acho que sentiram o perigo do pureraw.
Eu mesmo não uso mais o Gigapixel depois dele, e nem uso mais o modulo de ruido e nitidez do LR.

Estou usando o trial do PureRaw, mas o software tem me agradado muito. Acho que vou ter q morrer com os 130 bidens.

Eu realmente não devo ter entendido esse programa. A mim não ajudou muito, talvez porque não cabe no meu fluxo de trabalho normal.

Programa mais simples que já fizeram :smiley:

Abre os raws nele, clica num botão, fim.

Segue seu fluxo de trabalho.

Meu fluxo de trabalho é um pouquinho mais complicado… Meus raws (fits) passam por um bocado de processamento antes de chegar na fase do denoise/sharpen.

Para quem possui o Image Quality Bundle acesse sua conta da Topaz e verifique se tem direito ao Photo AI gratuitamente.

Acabei de receber um email deles dizendo isso. :ok:

Visão rápida do software:

Topaz Photo AI , imagens em RAW e Lightroom Classic

Parece bem mais legal que as versões separadas. Gostei, mas não vou comprar.

Ah, que alegria! Consegui um cupom, e fui ver quanto ficaria com o tal cupom. Ao logar na página da Topaz, eu soube que eu sou elegível a ter o Topaz Photo sem pagar nada! Instalando.

Você tinha todos os outros?

Sim, comprei o conjunto uns meses atrás.

Já testei. Cada ferramenta perdeu um pouco de controle: agora cada uma delas só tem a força de cada ajuste. Se usar duas ferramentas de uma vez, dá um resultado bem forçado:

Mas gostei do Autopilot. economiza um bom tempo criando máscaras.

Realmente.

Ainda não sei se será algo que vou usar frequentemente pois fico em dúvida em relação ao pacote tradicional. Mas dependendo de como essa ferramenta evoluir pode ser que minha opinião mude. :ponder:

Legal!!! :ok:

v1.0.1
Released September 22, 2022

Changes since 1.0.0:

Implemented face selection/deselection
Implemented free trials
Updated various camera profiles to have proper exposure baselines, including logic for determining camera make/model, and adding several new cameras
The windows installer now checks for AVX2 support before installing
Removed padding around the app icon on Windows
Filters are now hidden when refining subject or selecting faces, and the save button is disabled
Fixed “COne” folder being created on computers with multiple hard drives and don’t have Capture One installed
Fixed some images having incorrect cropping
Fixed Mac Capture One plugin not working on files with spaces in them
Fixed auto-upscaling showing check when using plugin mode that doesn’t support resizing
Partial fix for crash on some monitors with custom colorspaces
Partial fix for window being larger than the current monitor’s display

Going forward we’d like to share a bit about what major feedback the team is actively working on addressing, to give an idea on what you can expect in the coming weeks. There are no promises these will be completed and ready by any specific release, only that they’re in the pipeline. Here’s the current list:

Subject refinement is not precise enough
Autopilot takes too long looking for subjects or faces, particularly in cases where the user knows there aren’t any

:ok:

v 1.0.2
29-setembro-2022

Changes since 1.0.1:

Added preferences panel for customizing Autopilot
Choose default subject detection model to use, or None
Disable automatic face detection
Choose what blur levels should suggest the Sharpen filter
Customize resolution/scaling targets for auto upscaling
Lens correction is now applied to input images
This feature can be disabled using a toggle in the “Preferences” menu
Replaced AVX2 check in the installer with just an AVX check
Added prompt when using LrC Plug-In on a list of images that don’t exist on the hard drive
Fixed model downloading issues within Mac installer
Fixed some Windows 11 computers not opening TPAI
Fixed auth failing on users with upgrade licenses that have expired (but should own 1.0.X)
Fixed issues with window appearing larger than the size of the monitor
Fixed LrC plugin not installing on Mac if the user renamed their HOME folder
Fixed prompt about enabling international language support on windows not appearing when invoked from a host editor
Fixed refine buttons being clickable while Autopilot is processing