Transição de sistema de iluminacao

Olá colegas!
Estou para mudar meu kit de iluminação e gostaria da opinião e dicas de vocês.
Trabalhei muito com eventos e sempre usei speedlites, canon e YN , fiz muito uso do TTL. Esse sistema sempre me atendeu bem, mas hoje a maioria dos meus trabalhos são com luz controlada, ensaios, retratos corporativos e gastronomia, situações onde não uso TTL e tenho 3 queixas, nessa ordem:

  1. Falta de intensidade de luz
  2. Aquecimento do speedlite em longos trabalhos
  3. Tempo de reciclagem

Preciso manter 2 speedlite no kit, pois fotografo eventos corporativos e algumas festas (essas para clientes antigos e cativos, que não abrirei mão), mas hoje quero comprar 2 flashs de estúdio. Na minha pesquisa eu conclui que GODOX será um boa solução, pois poderei mesclar o uso de tocha + speedlite nos ensaios. A favor levo em conta que já tenho acessórios Bowens Mount e o fato de apenas um transmissor controlar todo sistema através da câmera.
Meu kit seria:

1un SK400II (radio embutido)
1un SK300
2un de V860II
1un Transmissor Godox XPro
Com isso fotografo eventos (com flash reserva) e ensaios com ate 4 fontes de luz, sendo que em geral uso 2 ou 3.
Gostaria da opinião / dicas de vocês antes de fazer a transição.

Esqueço de algo?
Me faltara alguma coisa?
Pensei alguma bobagem?

Obrigado!

Eu só conheço a linha a bateria, mas me parece bom o kit.

Não compre flash da linha SK, eu recebo muitos produtos para testar e queimei diversos falshes da linha SK apenas nos testes, é um flash que pode apresentar problema de superaquecimento, pode optar por flashes da linha GS e DS (tente pegar a linha II, não vale a pena a versão I), que custam em media a mesma coisa que o SK :ok:

E o que vc acha da linha a bateria, nesse caso o V860II? Ja usou esse modelo?

Obrigado

Eu tenho o ad200, sou só elogios.
O flash comprei a versão a pilha porque foi uma oportunidade.
Mas compraria esse a bateria sem pensar 02 vezes.

Serio?! :dizzy_face:
Farei a pesquisa da linha GS e DS agora mesmo!

:worship: Obrigado Leo!

SK não faz mais sentido hoje em dia.
Além dos problemas já citados pelo outro colega, hoje já temos a linha MS que é uma melhor opção de entrada.
O MS300 sai pelo mesmo preço do SK300II, tem mais funções e é bem mais compacto, o que faz diferença para locais pequenos e para transporte.

Na minha opinião a série MS também deixou obsoletas as séries DS e GS.
É mais barata (mesmo preço da SK) e por ser mais recente vem com mais features, como o ajuste até 1/64.
Além de ser mais compacta que a série GS, que era a série compacta da Godox antigamente.

Essas últimas séries da Godox deram uma limpa no lineup, na minha opinião.

MS virou a melhor opção pra entrada.
DPIII virou a melhor opção pra quem precisa de mais potência do que se encontra nas linhas de entrada, mas não quer gastar muito.
QTIII chegou melhorando o topo de linha pra quem precisa de um flash mais robusto, com muitas funções especializadas e potência.

Atualmente eu só olharia essas 3 linhas.

Sobre o V860II, tenho um há 5 anos e nada a reclamar.
Melhor flash que já usei, quando/se pifar, pego outro com certeza.

Lembrando que já tem o V860III e o TT685II, não sei como estão os preços.

O 860 tem uma bateria nova, e ambos permitem rebater o flash pra trás sem girar a cabeça, perfeito para eventos e o jeito que eu rebato a luz.

O MS é até 1/32, assim como o DS e GS, o SK que vai até apenas 1/16… mas não é apenas de configuração que existe o comparativo entre as linhas, existe a construção do flash, modelos disponíveis, MS tem a versão 200 e 300, ja os outros 200 300 e 400, assim como o QS que seria uma continuação mais robusta do GS mas com tochas de 400 a 1200, desempenho do flash, e por ai vai…

Particularmente só não indico o MS por que não testei (eu acho que vou receber alguns mas ainda não mandaram…), e o SK quem me trouxe essa lição, se ver em tópicos mais antigos aqui eu ja “recomendei” o SK por me basear apenas na configuração, e quando peguei pra testar foi uma decepção e arrependimento de ter falado sobre, por isso hj prefiro indicar apenas equipamentos que ja testei, isso no caso de marcas chinesas, que costumam fazer desde equipamentos mais simples até equipamentos de alto desempenho…

Verdade.
Confundi com o DPIII que ganhou 1/64.

Isso é verdade.
Se receber os novos MS, DPIII e QTIII poste uma resenha pra gente sobre o que achou se possível.

Esse ponto acho meio irrelevante.
300W pra 400W é bem pouca diferença.
Posicionando a luz 5cm mais próxima já compensaria essa potência, considerando que elas tenham a mesma eficiência.

15cm*
Isso no caso a 1 metro.
A diferença de 300W pra 400W na intensidade é de cerca de 15% em relação a distância da fonte pro assunto.

Já tive 3 unidades do V860ii por ter sido o “queridinho” e tenho ainda um V850(manual) da primeira geração.
Mas atualmente tenho o TT685ii, e esse trick de rebater o flash para trás sem precisar girar já vale o upgrade para as versões novas.

Optei por pegar o flash à pilhas pois as baterias reserva da geração nova são bem caras, creio não valer a pena pagar quase o dobro no flash e mais uma bateria que custa + R$350,00
Sendo que já tenho os originais Nikon e pilha você encontra em qualquer lugar, sendo bem mais barata.
Na verdade, para mim eu não vi muita vantagem em ter flash à bateria. A bateria dura uns disparos a mais e praticamente nada mais… essa história de reciclagem pela metade do tempo é balela… Tem vídeos no YT que desmentem isso, é quase igual.

@YP eu pensava que a bateria durava o dobro das pilhas nas mesma condições.

A reciclagem com eneloop do TT685 é de 2.2s, enquanto do V860II é de 1.3s.
Quase 1 segundo de diferença.

Se você usou esse vídeo como base: Godox TT685 Flashpoint Zoom R2 TTL & Godox V860II Flashpoint Zoom Li-on R2 TTL Flash Recycle Time - YouTube
Tem que considerar que ele usa um carregador especial que custa mais de $100.
Esse carregador consegue melhorar a eficiência das pilhas.
No mesmo canal você acha vídeos do TT685 usando o carregador padrão das pilhas e atingindo 2.2s de reciclagem.

Não sei como está a situação da nova linha.

É isso mesmo, se for comparar com as Eneloop Pro.
Se for as Eneloop branquinhas a bateria chega a durar quase o triplo.

Tem esse vídeo por exemplo.
Mas o tempo de reciclagem para mim não importa muito, pois quem for usar um flash desses em full power opta por pegar algo mais forte como um Ad200 Pro.

Ambos em full power.
Pilhas Eneloop Pro.

Uma coisa a se considerar na nova geração é que a diferença de preço aumentou.
Lembro que fiz o cálculo na época.

TT685 + 12 Eneloop brancas + carregador Panasonic ficava apenas $20 mais barato do que o V860II.
Já o TT685II com esse setup fica $60 mais barato do que o V860III.

É uma diferença bem mais considerável e agora pode fazer mais sentido pra muitos pegar o TT685II.

Vamos as contas.
Não vou considerar o carregador pois todo fotógrafo já tem um…

Preços dos flashes no Ali

V860 iii - R$1k
Bateria extra - R$350
Total: R$1.350

TT685ii - R$600
4 jogos de pilhas Eneloop branquinhas: R$120 x 4: R$480
4 jogos de pilhas Eneloop Pro: R$150 x4: R$600,00
Total: R$1.080,00
Total: R$1.200,00

Fora que agora peguei algumas pilhas Toshiba para testar, o jogo com 4 sai por R$59 na Amazon diminuindo o custo das pilhas pela metade.

Mas sabe Torres, para mim eu não vi vantagem e optei por usar pilhas novamente. E ainda tenho os flashes Nikon… então ficou um kit legal.
Mas o flash à bateria é melhor sim, porém mais caro de comprar e manter. Pois um dia as baterias vão morrer.

Sim, como disse, agora que a diferença é de cerca de 60 dólares já faz mais sentido o TT685II pra quem não tira tanto proveito das vantagens da bateria.
Praticamente 50% do valor de uma nova unidade.